Técnicas de meditação para iniciantes

O que é meditação?

Essa prática milenar proporciona o relaxamento da mente e do corpo, através da conexão interior, por meio de um contato íntimo com sua respiração. De acordo com a Monja Coen, “meditar independe de religião ou da tradição espiritual que você siga. Meditar serve para todo mundo, não tem nada a ver com Oriente ou Ocidente. É uma capacidade da mente humana. É uma condição humana que foi pouco desenvolvida e que agora estamos redescobrindo”.

Benefícios da meditação

Além de aliviar a tensão e te fazer desacelerar, a meditação permite que você foque no presente e se conecte consigo mesmo, promovendo o auto conhecimento. Ao conectar-se com seu eu interior, é possível relaxar a mente, aliviando sintomas de estresse e ansiedade. Alívio de dores crônicas, melhora no sono e diminuição da raiva são também alguns dos benefícios listados por quem medita.

Técnicas de meditação

Apesar de todos os seus benefícios, muitas pessoas ainda não sabem como meditar. Com isso em mente, trouxemos algumas técnicas que ajudam na realização da meditação. Que tal conferir?

✅ Reserve um momento para praticar e entender como meditar – o período da manhã costuma ser o ideal, mas você deve se adaptar à sua realidade. O importante é que você esteja disposto e com um tempo reservado apenas para isso.

✅ Aqueça seu corpo com ioga ou exercícios leves antes de iniciar a meditação. Isso ajudará a aumentar a circulação, remover qualquer inquietação, e fará com que sinta seu corpo mais leve.

✅ Encontre um local tranquilo, dando preferência para um ambiente calmo e livre de distrações, como sons altos ou conversas paralelas. Desligue o celular ou coloque no modo avião.

✅ Use roupas adequadas e busque uma postura confortável para que você consiga se concentrar, mantendo a coluna ereta. A meditação é um relaxamento consciente, então o ideal é que seja feita sentada (se você se deitar, a mente tende a cair no sono e se ficar de pé ou estiver andando, ela tende a ficar ativa).

✅ Respirar é o princípio básico da meditação. Foque na respiração profunda, inalando o ar com a barriga e o tórax, expirando lentamente. Ao trazer o seu foco para a respiração, você acalma sua mente e relaxa seu corpo.

✅ Observe os pensamentos, deixando as preocupações com família, emprego, relacionamento, filhos e amigos passarem por você. Você pode etiquetar os pensamentos, ou seja, caso uma questão do trabalho comece a pairar na sua cabeça, por exemplo, imediatamente dê a ela a etiqueta “trabalho” e mande embora.

✅ Ouça uma música relaxante para ajudar na concentração. Sons da natureza, como barulho de chuva, de mar ou de pássaros cantando são interessantes de se ouvir durante a prática.

✅ Medite por um curto período. Iniciantes podem começar a meditar por somente três minutos e alongar a duração da prática à medida que se sentem confortáveis.

✅ Esteja com o estômago vazio, ou seja, medite antes das refeições ou pelo menos duas horas após ter se alimentado, a fim de se evitar a sonolência causada pela digestão. Porém, não medite com fome, para não ficar pensando em comida o tempo todo.

✅ Faça da meditação um hábito. É preciso disciplina para treinar a mente. Medite, pelo menos, três dias na semana.

Conhecendo essas dicas, o próximo passo é escolher o tipo de meditação que mais se encaixa com suas necessidades. Você pode optar pela Meditação Mindfulness, Meditação com afirmações positivas, Meditação com atenção focada, Meditação Zen, Meditação Metta, entre outras. Uma alternativa interessante para iniciantes é a Meditação guiada, a qual é uma narrativa proposta por um instrutor que conduz nossos pensamentos e atitudes.

Estando disposto a aprender a meditar, tire um tempinho durante o seu dia e aproveite todos os benefícios que esta prática proporciona!

Fontes:

  • https://www.natura.com.br/blog/mais-natura/meditacao-para-iniciantes-5-dicas-simples-para-comecar
  • https://pellomenos.com.br/meditacao-para-iniciantes/
  • https://www.vittude.com/blog/como-meditar/amp/
  • https://www.artofliving.org/br-pt/como-meditar-para-iniciantes-30-dicas-truques-e-ferramentas
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Este artigo foi publicado por PHARMÁCIA ESSENCIAL

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