Sintomas da menopausa: quais são e como aliviar

O que é a menopausa e quando acontece?

A mulher nasce com um estoque de óvulos determinado geneticamente. A cada ciclo menstrual esses óvulos são liberados e caso não ocorra a fecundação, esses óvulos são descartados com a ocorrência da menstruação. A menopausa, que ocorre por volta dos 45 aos 55 anos, marca o momento feminino em que não há mais óvulos para serem utilizados. Devido a isto a menstruação não ocorre e a mulher perde então a sua capacidade reprodutiva. Essa transição da vida fértil para a menopausa, denominada climatério, também faz com que o corpo da mulher passe por outras mudanças, normalmente associadas diminuição na produção de estrogênio e progesterona. A menopausa é decretada quando a mulher fica 12 meses consecutivos sem menstruar.

Sintomas físicos de pré menopausa

A menopausa não ocorre repentinamente. O climatério é um processo que pode durar anos até que a menstruação cesse totalmente e seus sintomas podem variar em cada mulher.

Alteração dos ciclos menstruais: irregularidade na duração dos ciclos e na quantidade do fluxo sanguíneo.

Ondas de calor ou fogachos: episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e tronco. Geralmente são acompanhadas por rubor facial, suores, palpitações, vertigens e cansaço muscular.

Cansaço: relacionado às alterações hormonais, o cansaço ou até mesmo a exaustão, pode prejudicar a vitalidade feminina.

Alterações vaginais: ressecamento vaginal, ardência local, atrofia vaginal e dor à penetração.

Alterações no trato urinário: dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e pressa ao urinar, escape de urina, infecções urinárias.Incontinência urinária: com a perda da força muscular da região, podem ocorrer escapes de urina, principalmente quando a mulher ri ou espirra.

Dores na relação sexual: devido ao ressecamento ou à atrofia vaginal.

Suores noturnos: sudorese que ocorre de forma abrupta e prejudica a qualidade do sono.

Alterações no sono: dificuldades para dormir ou insônia.

Pele seca: a pele se torna seca, perdendo o viço e podendo até descamar.

Queda Capilar: a queda e o afinamento dos fios capilares neste período podem ser prejudiciais para a autoestima da mulher.

Ganho de peso: o metabolismo fica mais lento, dificultando a manutenção da massa magra, devido às alterações das taxas hormonais. Esse sintoma é natural e pode ser driblado com a prática frequente de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Há alteração na distribuição da gordura do corpo, fazendo com que se concentre mais na região abdominal.

Perda de massa muscular: ocorre de forma progressiva e pode estar relacionado ao ganho de peso e ao cansaço.

Dores pelo corpo: normalmente são dores articulares ou dores nos ossos (caso a pessoa desenvolva algum grau de osteoporose).

Perda de massa óssea: característica da osteoporose e da osteopenia.

Boca Seca: ocorre a diminuição da produção de saliva e isto pode facilitar o desenvolvimento de cáries ou outros problemas bucais.

Risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Sintomas psicológicos e emocionais na pré menopausa

A redução dos níveis hormonais interfere na liberação de neurotransmissores essenciais para um bom funcionamento o Sistema Nervoso Central.

Dificuldade de dormir: ocorre devido ao desconforto físico, aos calores ou até mesmo devido ao próprio cansaço.

Cansaço mental: a falta de um sono de qualidade, restaurador, causa o cansaço ou até mesmo a exaustão mental. Como sinais deste cansaço, temos a dificuldade de se concentrar, de entender tarefas simples, de se lembrar de datas ou outras informações, além de dores de cabeça.

Redução da libido: seja devido a mudanças hormonais, falta de lubrificação, dores nas relações sexuais ou do cansaço do corpo e da mente, muitas mulheres notam uma diminuição da libido.

Esquecimento: devido à falta de sono e ao cansaço mental, ocorre a dificuldade de retenção de informações e até mesmo de aprendizado.

Dificuldades de concentração: a mulher tem dificuldade em focar em temas diversos.

Ansiedade: é um dos sintomas mais graves da menopausa, pois pode evoluir para outros distúrbios psicoemocionais. Surge devido às alterações hormonais e ao momento desconhecido da vida da mulher, com inúmeras mudanças que geram insegurança.

Mudanças de humor: ocorrem picos de irritabilidade, instabilidade de humor, sensação de tristeza e choros frequentes, principalmente em mulheres com histórico de ansiedade e depressão.

Esses sintomas podem variar de acordo com cada mulher, sendo mais ou menos intensos ou até mesmo ausentes. A boa notícia é que existem meios de melhorar os sintomas da menopausa. Boas sugestões são fazer reposição hormonal, sempre com acompanhamento médico, manter a hidratação em dia, praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, não fumar, evitar o consumo de álcool e ir a consultas ginecológicas frequentes. Uma ajuda terapêutica também pode contribuir na redução dos sintomas psicológicos.

Com estes cuidados a qualidade de vida da mulher pode ser reestabelecida proporcionando bem estar à ela.

Fonte:

https://vidasaudavel.einstein.br/sintomas-da-menopausa/

https://lavoisier.com.br/saude/sintomas-da-menopausa/

Menopausa e climatério

Menopausa: quando acontece e como amenizar os sintomas?

Author picture

Este artigo foi publicado por PHARMÁCIA ESSENCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress