Cultura Popular Brasileira

O que é Cultura Popular?

Cultura Popular é toda manifestação artística produzida e expressa pelo povo através da música, danças, festas, literatura, folclore, artesanato, etc. Ela surge das tradições e costumes de um povo, é transmitida de geração em geração e representa a herança cultural e social destas pessoas. O termo cultura é muito amplo e reúne comportamentos, símbolos e práticas sociais.

Origem da cultura popular brasileira

A cultura popular brasileira reúne um conjunto de lendas, mitos, tradições, saberes, crenças, costumes da nossa população, baseados na história e na miscigenação das culturas aqui existentes, dentre as quais se destacam a europeia, a africana e a indígena. Os elementos mais antigos da cultura brasileira remontam aos povos indígenas, os quais foram os primeiros habitantes do nosso território. Com a chegada dos portugueses e o início da colonização, e mais tarde, com os imigrantes europeus pós abolição da escravatura e durante a Segunda Guerra Mundial, a cultura europeia foi introduzida na cultura nacional. Já a cultura africana se fixou no Brasil com a chegada dos negros escravizados pelos europeus na época dos engenhos de cana de açúcar.

Influências na cultura popular brasileira

A cultura europeia é uma das principais a trazer elementos culturais para o Brasil: culinária, música, literatura e festas, como o Carnaval, são alguns exemplos. Já a cultura indígena insere-se na nossa por meio de pratos típicos e parte do nosso vocabulário: palavras como caju, açaí, guaraná, acerola, mandioca, têm origem indígena, bem como o hábito alimentar desses itens adicionados à nossa alimentação. Quanto aos africanos, religiões como o candomblé e a umbanda, pratos típicos e a capoeira são alguns dos elementos que fazem parte da nossa cultura hoje.

Exemplos da nossa cultura popular

Como exemplos da cultura popular brasileira, temos:

artesanato: é um dos mais ricos em diversidade e utiliza materiais como barro, palha, madeira, couro, tecido, etc.

comidas típicas: cada região brasileira tem uma comida típica, havendo portanto uma variedade enorme de sabores. No Nordeste e Centro Oeste temos pratos típicos e ingredientes que provêm da cultura indígena, por exemplo. Enquanto na Bahia o vatapá e o acarajé são de origem africana, a gastronomia tradicional paulista é fortemente influenciada pelas culinárias portuguesa e italiana.

literatura de cordel: os cordéis são pequenos livros, populares no Nordeste, que contam, por meio de versos rimados, histórias inventadas, baseadas em fatos reais ou lendas folclóricas.

festas populares: Festas Juninas, Folia de Reis, Festival Folclórico de Parintins, Festa do Divino, Círio de Nazaré e Festa do Peão de Barretos são importantes festas da nossa cultura.

Cultura popular brasileira atual

A cultura popular brasileira atual é fortemente influenciada pelos elementos da “indústria cultural”, termo que remete a uma forma de fazer arte em escala industrial, tratando os espectadores como massa, anulando a sua individualidade. Há também a cultura produzida nas periferias que não necessariamente fazem parte da indústria cultural. Como exemplos temos o funk e o hip hop, culturas autênticas, produzidas pela periferia e para a periferia mas que muitas vezes são confundidas com os elementos da indústria cultural ou incorporado por eles.

Em suma, a cultura popular brasileira é vasta e diversa, devido aos vários povos que migraram para o nosso país, em diferentes épocas, e também devido à extensão territorial continental que o Brasil possui, com condições climáticas e geográficas diferentes em cada região.

Fontes:

https://escolaweb.educacao.al.gov.br/roteiro-de-estudo/folclorecultura-popular-56391

https://m.suapesquisa.com/o_que_e/cultura_popular.htm

https://www.todamateria.com.br/cultura-popular/

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira.htm

https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/industria-cultural.htm

Author picture

Este artigo foi publicado por PHARMÁCIA ESSENCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress