Como trabalhar a memória na educação infantil

A memória é uma habilidade cognitiva que precisa ser desenvolvida nas crianças para facilitar a retenção de conhecimentos, o aprendizado de comportamentos e competências que possibilitam uma maior autonomia na vida.
A mente funciona como um músculo. Isso significa que ela precisa ser estimulada para favorecer o seu desenvolvimento.

O que é memorização?

Armazenar determinada informação no cérebro, utilizando-se técnicas específicas e estímulos à atenção e concentração, é o que chamamos de memorização.

Qual a importância da memorização na aprendizagem infantil?

O desenvolvimento da memória ajuda a criança a assimilar conteúdos, guardar informações e conhecimentos recebidos em sala de aula, por exemplo. Além de ser fundamental para o aprendizado escolar, a memorização é essencial para a evolução de habilidades cognitivas e no desenvolvimento comportamental. A memória também tem como função orientar nosso corpo a realizar inúmeras tarefas de modo automático e simplificado (como mastigar, por exemplo). Ter bons hábitos de sono e uma alimentação saudável também estão relacionados ao processo de memorização.

Como trabalhar a memória das crianças?

Estimular a memória das crianças é mais simples do que você imagina! Diversas atividades, já presentes no dia a dia dos pequenos, ajudam a construir uma boa memória.
✅ Jogo da Memória: este clássico dos jogos infantis é uma excelente forma de estimular a memória. Imagens de desenhos animados, animais, alimentos, paisagens… Vale tudo para estimular a cachola!
✅ Jogos de tabuleiro: além de estimular a lembrança, estes jogos desenvolvem o raciocínio rápido, resolução de problemas e pensamento crítico.
✅ Jogo dos 7 erros: esta atividade, além de estimular a capacidade de percepção, permite que a memória seja trabalhada de maneira simples e eficiente. Ao saber que são apenas 7 os erros a serem encontrados, os pequenos começam também a desenvolver o conceito de metas, o que permite que seus esforços sejam totalmente direcionados à finalização da tarefa.
✅ Lembrar o dia: você pode combinar com a criança de, todos os dias antes de dormir, ela contar como foi o seu dia. Além de ser um bom exercício de memória, este momento irá fortalecer o vínculo entre vocês e ajudará a criança a se auto conhecer dando nomes às suas emoções.
✅ Cantigas: fontes de cultura e folclore, as cantigas possuem letras e danças simples, fáceis de memorizar, estimulando a criatividade, a imaginação e a memória das crianças. Além disso, as cantigas folclóricas são excelentes aliadas na compreensão das palavras e sons.
✅ “O que tinha aqui?”: nesta atividade, simples e divertida, basta colocar vários objetos na mesa e pedir para que seu pequeno observe-os atentamente. Depois, é só retirar todos os objetos da mesa e pedir para que a criança diga quais objetos estavam lá.
✅ Contar histórias: ler para uma criança é uma ótima atividade para trabalhar a memória. Faça sons e gestos que estimulem a imaginação e a fixação da história. Depois, peça para o pimpolho destacar os principais momentos ou para recontar tudo do seu jeito.
✅ Incentivar a leitura: a leitura compartilhada também é excelente para estimular a memória. Com ela, você consegue criar vínculos com seus pequenos além de ajudá-los nas palavras mais difíceis.
✅ Atividades manuais: o toque é um estímulo fundamental para o desenvolvimento infantil. Entrar em contato com diferentes texturas, temperaturas e formas é essencial para trabalhar a memorização.
Além das atividades citadas, exercícios físicos, jogos de adivinhação e pequenos desafios, como lembrar o endereço da escola ou dos avós, ajudam no desenvolvimento da memória de longo prazo.

Estimular a memória das crianças diariamente é fundamental para o desenvolvimento delas. Em casa ou na sala de aula, atividades variadas de estímulo permitem que os pequenos não percam o entusiasmo em aprender.
Gostou deste artigo? Compartilhe com quem também irá gostar!

Fontes:

Como trabalhar a memória na educação infantil? Conheça 7 dicas!

https://www.kumon.com.br/blog/vamos-juntos-educar/memorizacao/

https://www.poderdascores.mundobic.com.br/confira-como-ajudar-no-desenvolvimento-da-memoria-infantil/

https://metodosupera.com.br/memoria-e-concentracao/

Author picture

Este artigo foi publicado por PHARMÁCIA ESSENCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress