A beleza do minimalismo

Simplifique sua vida e descubra a beleza do minimalismo!

O minimalismo é um estilo de vida que valoriza a essência, a liberdade e a clareza. É desapegar do excesso e focar naquilo que é significativo. É sobre ter menos, mas desfrutar mais. É encontrar alegria na simplicidade e dar espaço para o que realmente importa. O individuo minimalista prioriza o viver ao ter, dando mais valor para experiências e pessoas do que para o acúmulo de coisas materiais.

O que é o conceito minimalista?

O minimalismo, surgido nos anos 60 nos Estados Unidos, inicialmente era um conjunto de movimentos artísticos e culturais. Artes visuais, música, literatura, design e arquitetura começaram a ter características simples, com o intuito de serem absorvidos por todos. Com o passar dos anos esse conceito foi ressignificado e passou a nomear o estilo de vida.

Minimalismo como estilo de vida.

Guiado pela pergunta “eu realmente uso ou preciso disso?”, o minimalista defende que podemos encontrar satisfação pessoal e bem estar eliminando qualquer excesso e mantendo só o essencial. Quanto mais coisas se tem, mais tempo e esforço se gasta para manter essas coisas. Reduzindo essa quantidade, torna-se mais fácil cuidar do espaço e sobra mais tempo para viver e fazer o que quiser.

O minimalismo combate o consumismo exagerado, reduz gastos e melhora a saúde.

No minimalismo, menos é mais: menos coisas, menos estresse, menos desperdício. É um convite para viver de forma consciente, apreciando cada momento e valorizando o que realmente traz significado. É o tão famoso: viver mais com menos! Livrar-se do supérfluo, para ter uma vida mais leve, melhora a saúde física (evita distúrbios alimentares, por exemplo), mental (diminui ansiedade e pânico), financeira (é possível poupar mais dinheiro) e até espiritual.

A prática do minimalismo e o meio ambiente.

Grande parte do que consumimos é produzido a partir da exploração de recursos naturais e exigem uma cadeia produtiva que sobrecarrega o planeta. Sendo assim, o minimalismo, por pregar um consumismo menor, atua com maior responsabilidade social e ambiental.

Minimalismo e a gestão de tempo e planejamento.

Por conseguir viver com menos pertences, um minimalista não perde muito tempo com os afazeres domésticos, conseguindo com isso mais tempo para fazer outras atividades de seu interesse. Um minimalista sabe reconhecer suas prioridades e consegue renunciar aquilo que não é tão significativo (como as redes sociais, por exemplo) dedicando-se ao que realmente importa.

Minimalismo e a organização pessoal.

Não ter um lugar específico para guardar tudo o que se tem é um um claro sinal de que se tem coisas demais. Desapegar-se de itens desnecessário reduz a sensação de bagunça e ajuda a localizar mais facilmente cada pertence, além de nos fazer ter consciência da utilidade de cada item que temos.

Como ser minimalista?

Alguns passos simples podem te ajudar a se aproximar dessa filosofia de vida:

– Organize um cômodo de cada vez. Dê atenção especial ao guarda roupas e desapegue das peças que não usa mais.

– Deixe somente aquilo que você precisa e usa. Se você pode viver sem um item, jogue-o fora, doe ou venda.

– Não deixe objetos pelo chão ou móveis que obstruam a passagem. Mantenha o caminho livre.

– Compre itens de maior qualidade que irão durar mais.

– Planeje suas compras, fazendo uma lista de necessidades com uma ordem de prioridade, evitando assim as compras por impulso.

– Empreste itens que você pontualmente irá precisar mas que não usará com frequência (ex. vestido de festa, aspirador de pó)

– Conserte ou reforme objetos que podem ser reaproveitados

Experimente a transformação do minimalismo e desfrute de uma vida mais leve e autêntica.

Fontes:

https://brasilescola.uol.com.br/artes/minimalismo.html

https:// organizenapratica.com.br/o-que-e-minimalismo/

https://www.usebob.com.br/blogs/news/menos-e-mais-conheca-o-minimalismo

https://meubolsoemdia.com.br/Materias/quando-menos-e-mais

https://www.bbc.com/portuguese/geral-41077549

https://www.amilone.com.br/noticias/estilo-de-vida-minimalista-por-que-apostar-nesse-lifestyle/

Author picture

Este artigo foi publicado por PHARMÁCIA ESSENCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress